Transtornos depressivos podem aparecer de diversas maneiras, em diferentes intensidades e estágios para cada indivíduo. Por isso, nunca podemos entender que todo e qualquer caso de depressão irá gerar pensamentos ou comportamentos que incitem ou estejam relacionados ao suicídio.
Entretanto, sempre há a chance de um quadro evoluir rapidamente, principalmente se não tiver o devido cuidado por meio de terapia ou outros tratamentos.
Como provavelmente o indivíduo com depressão não irá falar a respeito desses sentimentos, ou às vezes nem sabe que está em uma situação tão delicada, é importante conhecer os principais sinais de que há potencial para tentativas de suicídio ou pensamentos nesse sentido.
Entre os transtornos mentais, a depressão é um dos mais conhecidos e discutidos, sendo considerado pela OMS a segunda causa de incapacidade mais importante no mundo. Além disso, é ela que está, em grande parte das vezes, ligada a tentativas suicidas ou ao suicídio em si.
No entanto, não é só ela que pode gerar os comportamentos e pensamentos focados em morte e em tirar a própria vida. Há também o Transtorno Afetivo Bipolar, o uso e dependência de álcool e substâncias, a esquizofrenia e os transtornos de personalidade, como o Borderline.
De acordo com a OMS, 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as intenções fossem notadas com antecedência. Por isso, é importante levar em conta sinais específicos para detectar possíveis pensamentos suicidas, que nem sempre estão ligados aos sintomas já conhecidos da depressão.